segunda-feira, 18 de agosto de 2008

AUDIÊNCIA: O MONOPÓLIO DOS ÍNDICES NO BRASIL

Escrito em: 17/08/08 Por: Jeferson

   
 
Fico impressionado com algumas variações apresentadas no relatório do Ibope. Comparar as prévias com os consolidados é algo assombroso. Não estou aqui para acusar e, muito menos sair em defensiva de emissora X, mas eis um caso passível de questionamentos.

Vejamos a audiência de "A Favorita" na última quinta-feira. Na prévia, a novela da Globo apresentou 40 pontos, mas no consolidado deu 42. Se um ponto é equivalente a aproximadamente 56 mil telespectadores isso significa que a novela da Globo ganhou 112 mil da noite para o dia. Tudo bem que os índices em tempo real são preliminares, mas sofrerem alterações consideráveis da prévia para o consolidado é isso, sim, é questionável. Só que tal oscilação é um problema para os clientes do instituto e não para nós "apaixonados" pelos números surreais.

Outro detalhe bastante interessante são os programas registram queda no final de semana. Como assim? Quer dizer que ninguém vê TV sexta, sábado e domingo? Muito pelo contrário, vê sim, o problema é que os números são focados na Grande São Paulo, região onde o maior número de pessoas viajam para o interior – mas não deixam de ver suas novelas. Então, pode-se chegar à conclusão de que a medição apenas na grande metrópole é uma furada. Como o instituto é único no Brasil, questionar seus índices é um tiro no nada e resta-nos aceitar sem a condição de exigir maior detalhamento de seus relatórios.

Quero deixar claro que não estou aqui acusando o Instituto, apenas fica evidente que sua metodologia é algo envolta em mistérios. A forma como os dados são coletados deveriam ser mais claras e consistentes com um maior número de pessoas focando não só apenas na Grande São Paulo, mas também no interior do estado. Aí sim teríamos um painel mais preciso.

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