segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Apple reconhece que britânico é o verdadeiro criador do iPod

A Apple reconheceu em documentos oficiais que o britânico Kane Kramer, 52, é verdadeiro "pai" do iPod. O homem, entretanto, ainda não recebeu um centavo por sua invenção, teve de vender a casa no ano passado e não tem dinheiro para comprar um desses tocadores de MP3.

Segundo reportagem do tablóide britânico "Daily Mail", a Apple só reconheceu a paternidade do aparelho para ganhar forças em uma disputa judicial contra a empresa Burst.com, que dizia ter patentes para a tecnologia do iPod e queria uma parte do faturamento da Apple.

Reprodução

Aparelho criado por Kane Kramer há quase 30 anos era bastante similar ao iPod, lançado em 2001

Aparelho criado por Kane Kramer há quase 30 anos era bastante similar ao iPod

Com o consentimento de Kramer, a Apple usou desenhos e patentes anteriores de Kramer durante a briga judicial, no ano passado. Ele inclusive testemunhou no julgamento, dizendo que era o verdadeiro criador do produto.

Kramer criou um aparelho em 1979, quando tinha apenas 23 anos, capaz de armazenar apenas 3,5 minutos de música em um chip. As imagens do aparelho lembram bastante um iPod, no tamanho, posição da tela e o controle de navegação.

Ele fechou um acordo com uma empresa para desenvolver o produto. Mas, em 1988, a aliança foi rompida e ele ficou sem dinheiro para renovar as patentes e perdeu o controle sobre a tecnologia.

De acordo com o "Daily Mail", desde o testemunho o caso da Apple com a Burst.com tem sido tratado com sigilo. E Kramer ainda negocia com a Apple alguma compensação por seu invento: desde 2001, quando o iPod chegou ao mercado, já foram vendidas mais de 160 milhões de unidades.

Por enquanto, recebeu apenas pela participação no julgamento e um iPod --que já quebrou.

"Eu mesmo não consigo comprar um iPod", disse ele ao tablóide. No ano passado, ele teve de fechar sua loja de design de móveis e se mudar com a mulher e os três filhos para uma casa alugada.

No momento, ele trabalha em uma invenção chamada Monicall, que permite que usuários gravem ligações telefônicas e as enviem por e-mail como um arquivo de áudio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar !! Volte sempre e comente mais !!! rs

.

Wikipedia Affiliate Button