terça-feira, 24 de junho de 2008

UM DOS ABSURDOS QUE DEVEMOS TER CONSCIENCIA E ELIMINARMOS DE NOSSAS VIDAS...

Carne de vitela

      A carne de vitela é muito apreciada por ser tenra, clara e macia... Mas, o que pouca gente sabe é que o alimento vem de muito sofrimento   do bezerro   macho, que desde o primeiro dia de vida  é afastado da mãe  e  trancado num   compartimento sem espaço para se movimentar. Esse procedimento é para que o filhote não crie músculos e a carne se   mantenha  macia.  

Baby beef é o termo que designa a carne de filhotes ainda não   desmamados.  O mercado de vitelas nasceu com o subproduto da indústria de   laticínios que não aproveitava grande parte dos bezerros nascidos das vacas leiteiras.  Veja como é obtido esse 'produto': assim que os filhotes nascem, são   separados   de suas mães, que permanecem por semanas mugindo por suas crias.  Após serem removidos, os filhotes são confinados em estábulos com dimensões  reduzidíssimas onde permanecerão por meses em sistema de ganho de peso   alimentação que   consiste de substituto do leite materno.  

Um dos principais métodos de obtenção de carne branca e macia, além da   imobilização total do animal para que não crie músculos, é a retirada do mineral ferro da sua alimentação tornando-o anêmico e fornecendo o mineral somente na quantidade necessária para que não morra até o abate. A falta de ferro é tão sentida pelos animais, que nada no estábulo   pode ser   feito de metal ferruginoso, pois eles entram desespero para lamber esse tipo de  material.  Embora sejam animais com aversão natural à sujeira, a falta do mineral   faz com que muitos comam seus próprios excrementos em busca de resíduos desse   mineral.

Alguns produtores contornam esse problema colocando os filhotes sobre   um ripado   de madeira, onde os excrementos possam cair num um piso de concreto ao qual os animais não tenham acesso.  A alimentação fornecida é líquida e altamente calórica, para que a maciez da carne seja mantida e os animais engordem rapidamente.

      Para que sejam forçados a comer o máximo possível, nenhuma outra fonte
de líquido é fornecida, fazendo com que comam mesmo quando têm apenas sede.

     Com o uso dessas técnicas, verificou-se que muitos filhotes entravam em desespero, criando úlceras pela sua agitação e descontrole no espaço reduzido. Uma solução foi encontrada pelos produtores: a ausência de luz; a manutenção dos animais em completa escuridão durante 22 horas do dia, acendendo-se a luz somente nos momentos de manutenção do estábulo.       No processo de confinamento, os filhotes ficam completamente imobilizados, podendo apenas mexer a cabeça para comer e agachar, sem poderem sequer se deitar.

       Os bezerros são abatidos com mais ou menos 4 meses de vida de uma vida
de reclusão e sofrimento, sem nunca terem conhecido a luz do sol.      E as pessoas comem e apreciam esse tipo de carne sem terem idéia de como éproduzida.

      A criação de vitelas é conhecida como um dos mais imorais e repulsivos
mercados de animais no mundo todo. Como não há no Brasil lei específica que proíba
essa prática - como na Europa - o jeito é conscientizar as pessoas sobre a
questão.

Nossa arma é a informação!

      Se souber o que está comendo, a sociedade que não mais tolera
violências, vai mudar seus hábitos. Podemos evitar todo esse  sofrimento não comendo carne de vitela ou baby-beef repudiando os restaurantes que a servem.

      O consumidor (Assim como o eleitor) tem força e deve usar esse poder
escolhendo produtos, serviços e empresas que não tragam embutido o sofrimento de
animais.

      (Fonte:Instituto Nina Rosa - Projetos por Amor à vida) Se você anseia
      por uma sociedade mais humana e sem violência, repasse esse e-mail.

A VIDA AGRADECE.

      Profª Maria de Lourdes Pereira Dias - UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA
      CATARINA  - CSE/CNM - Campus Universitário - Trindade 88..040.900 -
      Florianópolis (SC) - B R A S I L Phone:(55- 0xx48) 3331-9483

VALORIZE A VIDA ANIMAL.

DIGA NÃO À ESTA BARBARIDADE!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar !! Volte sempre e comente mais !!! rs

.

Wikipedia Affiliate Button