sábado, 9 de fevereiro de 2008

Parte do Oceano Pacífico se transformando em um grande aterro sanitário.

 


Sabe quando você joga a sujeira debaixo do tapete? Pois é, o mundo todo está fazendo a mesma coisa com o entulho que produz, o que muda, é que o tapete é o Oceano Pacífico.
Todo tipo de dejeto é jogado nos oceanos, desde simples sacolas plásticas até lixo nuclear - sim, alguém acha que esse é o lugar mais seguro para esconder um produto altamente tóxico.
Só que tem um detalhe, no inicio, os rejeitos é quase todos de origem orgânica, feitos de coisas que se decompõem facilmente, elas caiam no alto mar e com o tempo os microorganismos tratavam de elimina-las. De algumas décadas para cá a coisa andou mudando, o seres humanos descobriram materiais muito bons, alguns feitos de metais, outros de borracha e outro de coisas que até deus duvida. A sua principal característica? Eles não servem de alimento pra ser vivo nenhum, não há nada que acelere seu processo de decomposição naturalmente e eles duram míseros milhares de anos.
O resultado disso? Foi descoberta uma enorme bolha de lixo no meio do Oceano Pacífico. Bom espera aí, "descobriram" entre aspas, por que faz mais de dez anos que o oceanógrafo americano, Charles Moore, em uma de suas viagens descobriu a area poluída. Como sempre, pouco se lixaram.
Hoje a area se transformou no maior lixão do mundo, começa a 500 milhas da costa da Califórnia, contorna o Havaí e chega quase ao Japão. Não se tem medidas exatas, mas o tamanho da "sopa de lixo" pode chegar a ser duas vezes maior que o território dos EUA.
O lixo acabou se acumulando nessa area devido as correntes marítimas, quase tudo que cai no norte do pacifico passa por lá e acaba ficando. Essa pela parte poluída do oceano está acabando com o eco-sistema marinho local, são milhões de animais morte todos os anos, não só nesse, mas em todos os mares.

De acordo com o Programa Ambiental das Nações Unidas, detritos de plástico constituem 90% de todo o lixo flutuante nos oceanos. O programas estimada que 46.000 peças de plástico flutuantes provocam a morte de mais de um milhão de aves e de outros 100.000 mamíferos marinhos por ano. Seringas, isqueiros e escovas já foram encontrados nos estômagos de animais marinhos mortos.(Veja)

E provavelmente ninguém vai fazer nada até o lixo todo chegar nas praias da Califórnia, melhor, vão sim, quando estiver perto, vão dar um jeito de construir uma barreira ou empurrar o lixo "um pouco mais para lá" - e continuaram poluindo, claro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado por comentar !! Volte sempre e comente mais !!! rs

.

Wikipedia Affiliate Button